Diferença entre conceito e definição
O conceito é uma explicação que pode ser contestada, acrescentada, modificada, dar cadeia...
A definição é definitiva, vale de trás pra frente, é uma verdade universal, pelo menos até que se prove cabalmente que há um furo nela.
O homem é um animal racional: é uma definição, aceita universalmente, é reversível.
O homem é um ser irracional: é um conceito, elaborado por alguém que deseja demonstrar essa afirmação através de exemplos. Não é uma verdade universal, porque muita gente não pensa assim e não é assim. E não é reversível, veja: um ser irracional é o homem. Um ser irracional pode ser uma galinha, uma montanha, um raio e até o home em algumas atitudes. É por isso que os livros não científicos dificilmente dão definições, apenas conceitos.
Explicando melhor...
Conceituação, ato ou efeito de conceituar; Instrumento mental que nos serve para pensar as diversas realidades, representando-as no nosso espírito. Por ele nós pensamos um conjunto de propriedades (formando a sua compreensão) como realizadas num conjunto de objetos (constituindo a sua extensão) (M. Gex). O conceito reúne as características comuns ao conjunto de seres da mesma espécie, distinguindo-os dos seres constitutivos de outra(s) espécie(s).
Enquanto representação mental, o conceito distingue-se do termo, a sua expressão verbal. Assim, o conceito de ser humano (animal racional) pode exprimir-se pelos termos homem, hombre, homme...
Definição - Do latim definitione. Definir, segundo a lógica formal, é dizer o que a coisa é, com base no gênero próximo e na diferença específica.
Definir um conceito é manifestar a sua compreensão. Deste modo, definir é delimitar (delimitar as fronteiras -- os limites! -- de um conceito relativamente a outros). Geralmente a definição faz-se pelo género próximo e pela diferença específica. Uma definição é uma categoria de palavras que expressam o significado de um termo. Pode ser ou o significado que o termo carrega no