a importancia do direito na atividade do administrador de empresa
Pois, não se pode dizer que não cumpriu porque não é conhecedor de tal lei, pelo contrário, é fundamental que as empresas estejam atentas a todas as normas e regras e suas atualizações para fazer um trabalho ético e a contento para os seus clientes.
Visualizando um pouco mais além do presente, caso as normas que não estão sendo cumpridas hoje, poderá ser cobrada mais tarde com ônus de juros, multas e responsabilização dos administradores e contadores, chegando até as conseqüências de prisão dos responsáveis. Por isso, não se pode negligenciar o envolvimento com as leis.
E neste sentido pode-se conceitua o Direito como “sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais” (WIKIPÉDIA). Portanto, as leis do direito é que norteiam as regras e normas dos homens da sociedade, para pode haver harmonização da mesma.
Após, conceituado direito, precisa-se abrir o leque para entender como esse sistema funciona na sociedade, como ele interagem, como viabiliza, o que acontece realmente no cotidiano desta área tão relevante para as ciências contábeis.
A principal fonte do direito é a lei. E lei tem a finalidade, segundo Oton Lustosa (apud em ESPULADOR, 2009, p.4): “da harmonia paire, serenamente, sobre a terra... É Para isso que existem as leis. O homem é inteligente: inova, modifica, cria... destrói!” e continua afirmando que “Assim como o próprio homem teve de inventar a lei: para reger suas próprias ações ou omissões” e complementa afirmando que o homem inventou “a lei, que no fundo, é instrumento da paz social, da harmonia e felicidade. Eis a essência da lei!”.
A doutrina jurídica é o que os juristas, escritores, estudiosos do direito, escrevem sobre as leis e interpretações