Libras
Diferença, Inclusão e Identidade na sociedade contemporânea
Começando a Trabalhar
Muitas vezes, os ouvintes acreditam que as palavras em libras são construidas letra a letra, mas veremos que isso não é bem verdade.
Entretanto, para algumas palavras, especialmente nomes de pessoas e lugares, essa teoria é válida, já que as letras do alfabeto compõem uma palavra da mesma maneira como ocorre em qualquer lingua.
Datilologia (alfanumérico)
No video , assistimos a um surdo sinalizando as letras do alfabeto manual da lingua brasileira de sinais(LIBRAS). Ao final, ele sinalizou também os números de 0 a 9.
Esse é o primeiro contato paraa pessoas ouvintes compreenderem o bê-a-bá da realidade sinalizante.
No video vimos uma série de sinais( nome, sinais, idade, casa/morar, onde) aplicados fora de contexto, somente para você conhecer as palavras usadas na apresentação pessoal.
Informação Cultural(IC): Nas comunidades sinalizantes é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL. Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de “batismo” dentro dessas comunidades. Cada pessoa tem um SINAL próprio que faz referência a alguma característica particular dela( somente referência física; física com a primeira letra do nome; um evento marcante etc.).
Vimos também os sinais aplicados dentro de frases, em contextos de uso efetivo da lingua. As palavras estavam isoladas; neste elas são empregadas em situações práticas de comunicação em LIBRAS. Informação Linguística(IL); as frases em LIBRAS, muitas vezes, ontem, omitem algumas palavras que são construções sintéticas, econômicas. Lembre-se; Libras não é a tradução de lingua portuguesa. Quer um exemplo? Em portugues, dizemos “qual é o seu nome”. Em libras, basta usar as palavras “seu” + “nome”, e a interrogação é marcada pela expressão facial.
Faremos, nesta primeira aula, algumas considerações sobre inclusão, identisdade e diferença, principalmente no âmbito dos estudos