A importancia da filosofia nas bases educacionais
A filosofia surgiu entre o final do século VII a.c e o inicio do século VI nas colônias gregas da Ásia menor, com o proposito de conhecer o mundo e as questões em torno da relação entre o homem e os elementos da natureza. A palavra é composta de dois termos Philo e Sophia. O primeiro significa amor, e o segundo, sabedoria. Filosofia significa, portanto, busca do saber. Antes do surgimento, as explicações provinham do pensamento mítico (sobrenatural, mistério, ao divino).Mas com estabilização da sociedade e alguns outros fatores o mito deixa de satisfazer as necessidades da nova organização social e nasce uma novo fundamento de filosofia.
A historia da filosofia se aproxima das divisões clássicas da própria Historia, Antiga Medieval ,Moderna e Contemporânea:
A filosofia Antiga refere-se a um grupo diversificado e que se localiza desde o século VI a.c até os primeiros tempos da era Cristã. Entre estes grupos estão: os pré socráticos ou físicos: os filósofos desde tales de mileto que se localizam antes de Sócrates e se interrogavam sobre a physys (natureza) daí o nome físicos. A preocupação deles sobre o principio ( a arché) da natureza, da ordem do mundo fez com que estabelecessem as primeiras elaborações a procura de um principio lógico que explicasse a própria natureza. Sócrates é a figura central da filosofia grega foi a partir dele que as questões humanas superaram as preocupações sobre o principio ordenador da natureza. Ele dialogava e interrogava as pessoas a exaustão através da ironia e da maiêutica, as partes constitutivas do seu método dialético: inquiria para que as pessoas pudessem “dar a luz as ideias” foi condenado a morte. Depois a filosofia sistemática. Platão e Aristóteles são os dois principais nomes deste período. Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Sua obra é marcada pela questão do conhecimento e a associação com a atividade politica. Aristóteles explorou temas como