Fundamentos da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DANIELA BALIZA SEIXAS
PRODUÇÃO TEXTUAL:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
MONTES CLAROS
2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DANIELA BALIZA SEIXAS
Para se proceder de forma qualitativa no campo técnico da educação é necessário conhecer as contribuições da Sociologia, da Psicologia, da Filosofia e da Biologia, a fim de ter oportunidades de oferecer aos alunos experiências que venham resultar em uma modelagem adequada, respeitando as diferenças individuais destes (NEAD, s/d). Nesse sentido é importantes conhecer esses fundamentos da educação.
Iniciando pelos fundamentos sociológicos, atualmente a Sociologia da Educação aborda como tema central o papel da educação na produção e reprodução da sociedade de classes. Segundo Ferreira e Batista (s/d, p. 1),
A Sociologia contribui para a compreensão crítica das relações sociais, políticas, econômicas e culturais; no qual o contexto educacional contribui para uma formação humanizadora, ética e acima de tudo crítica. Que seja capaz de formar indivíduos que transformem a realidade e entendam as funções das coisas.
Essa educação que é influenciada por movimentos sociais, cabendo à escola o papel de preparar a melhor técnica e subjetivamente as diferentes classes sociais para ocuparem seus devidos lugares na divisão social. Essa divisão que é mediada por um processo de produção cultural, que precisa ser conhecida em suas diferentes manifestações, para um melhor planejamento e melhor ensino, gerando a motivação. E, para o processo educativo, os melhores fatores culturais são os familiares, o grupo de adolescentes ao qual estão inseridos e a escola (DEMO s/d; BOURDIEN s/d; PASSERON, s/d; apud NEAD, s/d).
Nesse sentido, o viável seria pensar na formação de “conceitos humanísticos que superam dialeticamente o individual e o social para fazer surgir o ser humano integral, dando ao educando condições de adaptação em qualquer tipo de sociedade no tempo