A importancia da educação popular nos movimentos sociais
Jônatan Willian Sobral Barros da Silva
Julia Nogueira Alves
Manoel Marcelino
- O que são os movimentos sociais
- A importância do movimento social
- Educação Bancária X Educação Popular
- O que é educação popular
- Aspectos da Educação Popular
- Educação Popular e os movimentos sociais
- Importância da EP nos MS.
O Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo que se organiza com a finalidade de alcançar mudanças para a sociedade por meio do embate político, de acordo com os seus valores e ideologias dentro de uma sociedade e contexto específicos, através de tensões sociais. Podem ter vários objetivos como mudança, transição ou mesmo a revolução de uma determinada sociedade ou grupo, luta por algum ideal, questionamento de uma situação atual que impeça as vontades do povo, caracterizando assim a identidade para a luta e defesa de seus interesses. Mas além de pensar em valores e crenças, podemos compreender os movimentos sociais de acordo com as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam.
Cada sociedade ou grupo social teria como cenário um contexto histórico no qual se encontra, estando posto em um conflito entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. E pelo fato de insatisfação e contradição entre as classes gerada por uma estrutura social, os movimentos sociais fazem explodir o descontentamento, sendo assim uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.
Além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento (que nem sempre atende a todas as bandeiras e vontades do povo), os movimentos sociais são de grande importância para a sociedade enquanto meio de manifestação e reinvindicação. E para atender todas essas manifestações e reinvindicações é que existem atualmente vários movimentos sociais, como por exemplo: causa operária, movimento negro,