aula 1
EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Deneusa Luzia Rodrigues - UNIVILLE
Elizabete Tamanini – UNIVILLE
Programa de Mestrado em Educação - UNIVILLE
Resumo: Este artigo é parte da pesquisa de Mestrado em Educação em andamento cujo objetivo maior é investigar sobre a Educação não formal e sua perspectiva de intervenção sócio-educativa tendo como cenário mais específico a análise das Organizações Sociais de Joinville/SC associadas à AJOS- Associação Joinvilense de Organizações Sociais de Joinville. Pretende-se observar as experiências vivenciadas pelos espaços educativos não-escolares que tem nos últimos anos lançado significativas questões teórico-metodológicas, discutidas no espaço acadêmico apresentando a necessidade de um novo olhar, de análise, e entendimento das práticas educativas construída pelos atores envolvidos nesses espaços. Por isto, necessário se faz problematizar experiências sociais desenvolvidas em contextos singulares contribuindo assim para minimizar lacunas acadêmicas frente às ações dos movimentos sociais e da educação brasileira. Para este artigo, apresentaremos elementos teórico-metodológicos que possibilitem uma compreensão inicial das práticas históricas da educação não formal na perspectiva dos movimentos sociais e direitos humanos.
Palavras-chaves: Educação Não Formal - Movimentos Sociais - Práticas Educativas – Espaços Não Formais.
Introdução
Como educadoras e atuando no Ensino Superior em Curso de Pedagogia na Disciplina de Educação Não Formal temos refletido a luz das inúmeras ações desenvolvidas, sobre o papel formador das práticas educativas presentes em espaços para além do ensino formal.
Espaços esses que configura assim um novo campo da Educação que aborda processos educativos fora das escolas ou não, em processos organizativos da sociedade civil, abrangendo organizações sociais e não governamentais, movimentos sociais estratégicos, ou
processos