A importância da educação em saúde
REAVALIAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO DO EIXO COMUNIDADE
Orientadoras: Prof. Msc. Fernanda P. R. de Almeida Ribeiro Prof. Msc. Samella dos Santos Vieira
Paulo Afonso 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CURSO DE MEDICINA Daniele Fernanda Siqueira Souza
REAVALIAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO DO EIXO COMUNIDADE
Dissertação apresentada como reavaliação do módulo II do eixo comunidade do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Paulo Afonso.
Paulo Afonso 2015
A importância da Educação Popular em Saúde no âmbito da saúde pública
A história da educação em saúde no Brasil é marcada por diferentes concepções e práticas, determinadas, principalmente, pelo momento político vigente e seus inerentes interesses, os quais norteiam a dinâmica dos serviços de saúde prestados à população.
Foi a partir da década de 70, com a emergência de movimentos sociais e intelectuais engajados com o processo de luta e resistência das classes populares, que o conceito de educação em saúde, baseado no método da Educação Popular de Paulo Freire, emergiu e fortaleceu-se, estabelecendo uma cultura de relação entre as classes populares e os profissionais de saúde. Tal processo teve origem na insatisfação de muitos profissionais de saúde com as práticas mercantilizadas e rotinizadas dos serviços de saúde, que perceberam a necessidade da construção do diálogo entre o saber popular e o saber acadêmico para a