trabalho de historia antiga
CURSO DE HISTORIA
COULANGES.F. Livro Terceiro; Capítulos I a V. In: A Cidade Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Pg. 123 a 155.
São Paulo
2015
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
CURSO DE HISTORIA
Romildo Cordeiro Araujo Santos / RA:7002836
COULANGES.F. Livro Terceiro; Capítulos I a V. In: A Cidade Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Pg. 123 a 155.
São Paulo
2015
Apresentação
Fustel de Coulanges Historiador Frances dedicou-se ao estudo das antigas instituições e sua relação com a religião, sendo-o levado a escrever o que é tido como sua obra prima, A Cidade Antiga, na qual analisa a família e sua relação com a religião, na formação, das sociedades antigas atribuindo ao relacionamento entre as duas o desenvolvimento e construção das cidades.
Analise do Livro Terceiro; Capítulos I a V. In: A Cidade Antiga, de Fustel de Coulanges.
O autor demonstra a importância que teve a religião na criação da sociedade antiga grega e romana a partir da crença das famílias locais em cultuar seus antepassados criando assim uma religião que tinha seu culto restrito e só era passada para quem era da família. O autor informa que não é possível dizer se o culto aos mortos veio antes ou depois do culto aos deuses da natureza, entretanto, afirma que o culto a natureza possibilitou maior interação entre as famílias pois diferente do culto aos antepassados que era individual de cada família, cultuar a natureza podia ser comum a todos tendo um desenvolvimento mais livre.
No inicio o culto a natureza também era feito de forma que o autor chama de egoísta pois seu culto também era feito de forma fechada, porem como o tempo se a família prospera-se isso era atribuído ao deus e outras famílias queriam adora o mesmo deus para prosperar, e quanto mais famílias se juntavam mais próximos estavam de se chegar as cidades. Os elementos da natureza que o homem podia divinizar não eram muitos e