historia
INTRODUÇÃO:
TEMA: A HISTÓRIA ANTIGA NOS LIVROS DIDÁTICOS.
A história antiga compreende um vasto período da história da humanidade que se inicia com o aparecimento da escrita cuneiforme e vai até a tomada do Império Romano pelos bárbaros.
A historiografia tradicional costuma dividir o estudo da história em períodos. Sob esta perspectiva, a história da humanidade estaria dividida nas seguintes fases; Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.
Sim, porque é muito complicado estudar todos os povos da antiguidade. Além disso, a existência de fontes que permitam o trabalho dos historiadores é muito escassa. E com outras disciplinas fica melhor para estudar os conteúdos de história, aonde o trabalho de história precisa de muito empenho, uma vez que muitas fontes se perderam no tempo e outras são redigidas em línguas as quais foram ainda decifradas.
Os conteúdos de história se apresentam muito bem nos livros, com imagens da antiguidade, mapas de vários países e cartografias antigas da sociedade, e várias outros meios de entreterimento nos livros. Além disso, o autor apresenta os documentos no livro, de uma forma que os alunos que lerem, entenda o conteúdo de uma forma diferente e aprendendo a interagir mais o assunto, sem dificuldade de expressão. Fazendo que os alunos se interessem pela história Antiga sendo que não atrapalhe o pensamento deles e nem a professora tenha dificuldade de ensinar os alunos.
A história antiga é uma época histórica que coincide com o surgimento desenvolvimento das primeiras civilizações, também conhecidas como civilizações antigas.
De acordo com a historiografia, o início deste período é marcado pelo surgimento das escritas (por volta de 4.000 a.c), que representa também o fim da pré-história de acordo