fundamentos
Reconceituação do Serviço Social
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos Do Serviço Social, pelos alunos: Felipe Alexandre de Nóbrega-RA 402905 Rogéria Moura de Brito-RA 404570 Liriane Ribeiro Souza – RA 404521 Rafaela Silveira Lot-RA 404370
POLO-BAURU 2013
INTRODUÇÃO
Neste texto vamos refletir sobre o tema do artigo que é o movimento de reconceituação do serviço social. E vamos identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e como o movimento de reconceituação foi movido pelas pressões populares sociais, marcado pelas desigualdades sociais e das próprias questões sociais em face ao acumulo do capitalismo. A história do Serviço Social se construiu a partir dessas exigências que acabaram pedindo a renovação e articulação em seus serviços.
Demonstraremos também a importância dos seminários de metodologia no serviço social. O documento de Araxá foi o princípio de discussão teórica, embasado na corrente positivista. Dentro da perspectiva da globalidade, o documento de Araxá se apresenta em dois níveis: micro atuação - essencialmente operacional e a macro atuação – política e planejamento para o desenvolvimento.
O documento de