fichamento etica crista
Tese do Autor Neste artigo o autor pretende argumentar sobre a Carta da Terra, explicando-a em vários níveis e seu lugar no mundo moderno. Inicialmente é explicado como que formamos um só corpo, entre nações e planeta, utilizando termos como “aldeia global” e “família terrenal e humana”, ligando no parágrafo seguinte os destinos da humanidade e planeta, e a constante ameaça ambiental incluindo o aquecimento global e crises econômicas. A ideia é com esta situação mostrar o papel da Carta da Terra e sua importância.
Argumentos Principais
O começa introduzindo o assunto conforme explicado anteriormente, e segue para explicar o surgimento da Carta da Terra. Como é uma descrição de fatos não há argumentos únicos ao autor, são somente treze parágrafos descrevendo o processo que formou a Carta da Terra.
Em seguida o autor, em uma seção propriamente entitulada “Os conteúdos principais da Carta da Terra”, descreve sucintamente a Carta da Terra na forma de quatro princípios fundamentais e dezesseis pontos referenciais do modo sustentável de vida. São os quatro princípios:
1. Respeitar e cuidar da comunidade de vida
2. Integridade ecológica
3. Justiça social e econômica
4. Democracia, não-violência e paz
Citando a conclusão da carta o autor finaliza esta parte colocando como a Carta da Terra confia na capacidade regenerativa do planeta e na responsabilidade dos seres humanos de cuidar deste Lar comum, seguindo para um parágrafo que mostra alguns dos benefícios da Carta da Terra ser universalmente aceita, que, na minha opinião, não são exclusivos a esta carta.
Para explicar consciência planetária na Carta da Terra (próxima parte de argumentação) o autor explica a Carta da Terra pressupõe uma consciência planetária como um dado indiscutível, e que antes de entrar neste