Analista de Sistemas
Qual a diferença em entre RISC e CISC?
RISC e CISC são tipos de arquiteturas de processadores.
A arquitetura RISC, conhecida também como, Computador com um conjunto reduzido de instruções (Reduced Instruction Set Computer), executa um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
A arquitetura CISC, conhecida também como, Computador com um conjunto complexo de instruções (Complex Instruction Set Computer), executa centenas de instruções complexas diferentes, sendo assim, extremamente versátil.
CISC é uma tecnologia mais antiga e usada para famílias de computadores compatíveis a nível de software. Número maior de instruções (~ 200 a 300 instruções).
Uso extensivo de interpretação (principalmente para modelos mais baratos).
A arquitetura CISC é usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas. A arquitetura RISC é usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
Concluindo:
A arquitetura RISC caracteriza-se por sua estrutura dinâmica, simples, objetiva e de grande velocidade. Trabalhando com um conjunto de instruções curtas e simples, consegue alcançar grande performance, que faz com que suas aplicações tenham grande potencial em Sistemas de Rede, Internet e Bancos de Dados. Mas toda arquitetura tem suas vantagens e desvantagens. Se de um lado, esta arquitetura apresenta tantas qualidades, ela pode também se transformar num sistema de baixa performance se não for projetado de forma correta. Seus códigos tem de ser bem construídos e bem codificados para que se tenha alto desempenho. No geral, as máquinas baseadas nessa arquitetura, conquistam cada vez mais o mercado de alto nível, sendo responsável por grande parte dos