Analista de sistemas
Com a crescente evolução da tecnologia, o mercado se torna carente por profissionais com conhecimento e experiência em TI (Tecnologia da Informação). Conforme a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia (Brasscom) até 2014 vão faltar 78.000 novos profissionais de tecnologia no país, entre eles está o analista de sistemas. O analista de sistemas é o profissional da área de TI formado em um dos cursos superiores de analise de sistemas, sistemas da Informação, ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas e outros relacionados a TI.
O que faz um analista de sistemas?
O analista de sistemas transforma um problema em uma solução através do uso de sistemas e recursos computacionais de hardware (parte física) ou software (parte lógica). O profissional dessa área é responsável por analisar, documentar, projetar e muitas vezes até programar e testar sistemas da informação. O analista pode escolher entre diversos ramos de atuação, entre eles estão:
Produção de software
Na área de software o analista tem o papel de participar nas etapas de documentação, arquitetura, desenvolvimento, testes e evolução de sistemas de software. É imprescindível que tenha conhecimentos em engenharia de software e saiba como utilizar ferramentas case para apoiar o processo de produção.
Infraestrutura de TI
Na parte de infraestrutura o analista é responsável por implementar soluções computacionais utilizando-se de recursos de hardware como: parques computacionais, infraestruturas de rede, integrações entre hardware e software, dessa forma poderá atender as necessidades tecnológicas das empresas.
Negócios
O analista de sistemas muitas vezes pode fazer o papel de analista de negócios, participando de reuniões e briefings com clientes, levantando requisitos e especificando casos de uso. É desejável que o analista de sistemas tenha visão de negócios, dessa forma poderá entender melhor