Gestor de RH e seus desafios
O papel do gestor de RH e seus desafios
Administração de Recursos Humanos pode ser compreendida por um conjunto de “políticas e praticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo” (Dutra, 2002ª, p. 17). Por políticas, o referido autor evidencia que são princípios e diretrizes que balizam decisões e comportamentos das pessoas e da organização. E por práticas, enfoca como diversos tipos de procedimentos, métodos e técnicas utilizados para implementação de ações e decisões no âmbito da organização.
A administração de recursos humanos, elemento central, é essencial à integração das relações do empregado com toda a estratégia geral de negócios. A área de RH se encontra a frente de um novo e belíssimo desafio. Em uma realidade organizacional cada vez mais permeável lateralmente ( empresa cada vez mais integradas em network) e verticalmente (empresas cada vez mais horizontais, com poucos níveis hierárquicos), onde tecnologia e sistemas são cada vez mais equivalentes, a diferenciação entre uma empresa deslanchada frente ao futuro e uma outra encolhendo, está na capacidade estratégica e na sensibilidade organizacional de gestão dos bens e patrimônios intangíveis que possui. São as pessoas com seus conhecimentos, formas de relacionamentos, talentos subjetivos e capacidade conceitual que geram este patrimônio de intangíveis, que ao final agregam valor a empresa e ao ambiente de negócio.
A área de Rh é chamada pelos líderes transformadores de guia, a se parceira estratégica nesta aventura organizacional, espaço que so a liderança de uma empresa pode preencher em caso de ausência de RH.
As práticas em uma Administração de Recursos Humanos estão inseridas em um sistema maior, permitindo compreender que essa gestão baseia-se na interação de seus subsistemas, e destes, com a organização (Dutra, 2002a.). são nestes subsistemas que as ações de RH são