O mundo saido da guerra
A Guerra Fria é a expressão que traduz o conflito ideológico, existente entre os EUA e a União Soviética. Durante estes conflitos não foram utilizados quaisquer tipos de armamento, apesar de ambos os países possuírem grandes quantidades de armamento pesado. Para além de estarem em conflito um com o outro, os EUA e a União Soviética também se encontravam em conflito com outros dois países que eram a Coreia e o Vietnam. Vivia-se então num clima bastante adverso e de grande desconfiança, por parte de toda a população, com medo de encontrarem nas ruas traidoras ou partidárias do inimigo.
Devido à falta de democracia, ao atraso económico, e a crise nas repúblicas soviéticas, acabaram por se instalar a crise do socialismo no final da década de 1980.
Em 1980 o Muro de Berlim desvanece-se e as duas “Alemanhas” voltam a unificar-se. Em 1990, o presidente da União Soviética, Gorbachev, começou a acelerar o fim do socialismo, naquele país e nos aliados. Devido às reformas económicas, aos acordos com os EUA e às mudanças políticas, o sistema foi enfraquecendo. Foi então o fim de um período de embate político, ideológico e militar. O capitalismo vigoroso seria então implantado nos países socialistas.