Homossexualismo
Paulo Pedroso R.A.: 00031307
Filosofia
Filosofia Moderna
Prof.: Paulo de Góes
Sorocaba, novembro de 2013
Homossexualismo – etimologia e conceito.
O termo homossexualismo ou homossexualidade segundo os dicionários apresenta uma leve diferença quanto ao conceito, etimologicamente é simples: do grego antigo, homos significa igual e do latim, sexus significa sexo. Logo aquele que se atrai pelo mesmo sexo (gênero).
A diferença encontrada quanto ao conceito se refere à duração ou a prática ou não de atos sexuais, mas para este trabalho tomaremos seguinte posição:
“Característica ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero.”
Enquanto orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas" principalmente ou exclusivamente entre pessoas do mesmo sexo; também se refere a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual.
A homossexualidade é uma das quatro principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade, a heterossexualidade e a assexualidade, além de também ser registrada em cerca de cinco mil espécies animais, incluindo minorias significativas em seres tão diversos quanto mamíferos, aves e platelmintos.
A prevalência da homossexualidade entre os humanos é difícil de determinar com precisão; na sociedade ocidental moderna, os principais estudos indicam uma prevalência de 2% a 13% de indivíduos homossexuais na população, enquanto outros estudos sugerem que aproximadamente 22% da população apresente algum grau de tendência homossexual.
Tais diferenças nas pesquisas se dão devido ao método de pesquisa e as tendências dos institutos que realizaram as pesquisas.
Visto tais bases vale reforçar e ressaltar