pesquisa geografia
Os movimentos populares e as crises econômicas do século 21 geram incertezas. "Como Viver em Tempo de Crise?", escrito por Edgar Morin em parceria com o filósofo Patrick Viveret, acadêmico do Instituto de Estudos Políticos de Paris, apresenta os efeitos sentidos pela sociedade e sugere que tempos de crise podem ser a oportunidade de uma metamorfose.
Em "Cidades Rebeldes", sociólogos, cientistas políticos, jornalistas e urbanistas falam sobre o Movimento Passe Livre (MPL) e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Slavoj Zizek, David Harvey, Mike Davis, Raquel Rolnik, Ermínia Maricato, Jorge Souto Maior, Mauro Iasi, Silvia Viana, Ruy Braga, Lincoln Secco, Leonardo Sakamoto, João Alexandre Peschanski, Carlos Vainer, Venício A. de Lima, Felipe Brito, Pedro Rocha de Oliveira, Paulo Arantes e Roberto Schwarz assinam a coletânea.
"Redes de Indignação e Esperança" apresenta a análise do sociólogo espanhol Manuel Castells sobre os movimentos sociais e a onda mundial de protestos que nasceram e se desenvolveram por meio da internet. Castells avalia e descreve uma nova forma de organização que se fundamentada em diálogos horizontais, na ocupação do espaço público urbano e na ausência de lideranças e de programas. Da Primavera Árabe ao Occupy nos Estados Unidos, segundo o autor, o modelo é indissociável da internet.
Protesto no Brasil 2013
No dia 2 de junho de 2013, o preço das passagens de ônibus, metrôs e trens foram reajustados em São Paulo. Segundo a prefeitura, o aumento para 3,20 reais ficou abaixo da inflação, o reajuste de 2012, havia reajustado o valor de 2,90 reais para 3,00 reais; se a inflação fosse considerada, o valor real de 2013 seria de 3,40 reais.
Foto: Filipe Schmid / vc repórter (Terra)
O processo de