Pesquisa de geografia
Introdução 4
Êxodo rural 5
Conurbação 5
Densidade demográfica 6
Crise hídrica no Brasil 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Anexos 10
Introdução
Neste trabalho eu estarei mostrando a definição, as causas e as conseqüências dos temas abordados.
Êxodo rural
Podemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.1
Podemos colocar como alguns motivos dessa vinda do campo para cidade: melhores condições de vida, a mecanização na área agrícola, qualidade de ensino2.
As conseqüências é que, essa vinda possa trazer grandes dificuldades para essas cidades, já que, algumas delas não estão preparadas para receber tamanha quantidade de gente.
Conurbação
A Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma3.
Um bom exemplo de conurbação é a cidade de Guarulhos e São Paulo, você não "consegue" ver aonde ela termina ou começa, já que, elas estão grudadas uma na outra.
Podemos citar como um lado negativo, é que quando uma cidade sofrer um problema provavelmente a cidade vizinha também irá sofrer4.
Densidade demográfica
População relativa ou densidade demográfica é o total de habitantes dividido pela área que ocupam ou é a média da distribuição da população total pelo território5
Considerando somente a porção semi-árida dos nove Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais) o que apresentou maior e menor densidade demográfica foram os estados de Alagoas e Piauí, respectivamente. Contudo, analisando os espaços desses Estados fora da porção semi-árida, suas densidades