Os gestores de rh diante do desafio das novas gerações
A geração Baby Boomer surgiu depois da Primeira Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e gostam de um emprego fixo e estável. Elas valorizam muito a experiência e o tempo de trabalho numa empresa. A geração seguinte surgiu na década de 70, e é denominada como X. As pessoas desta geração têm entre 40 e 45 anos e, acima de tudo, gostam de ter segurança financeira. Além disso, esta geração viu a tecnologia nascer.
Já a geração Y é a atual. As pessoas têm no máximo 30 anos, é adepta à tecnologia e está sempre na busca de novidades. Muito diferente dos Baby Boomers, esta geração não hesita em mudar de emprego. Caso o atual não o agrade, não há problema em procurar outro.
Em relação ao campo profissional das três gerações, o diretor de desenvolvimento humano da Serasa Experian, Milton Pereira, em entrevista ao Jornal da Globo, diz que “o que vai definir realmente promoção, ascensão na carreira, é a competência. Então, não é mais tempo de casa. Tempo de casa não garante mais nada”.
O que significa Geração XYZ?
Recentemente tem havido uma necessidade de se nomear as gerações de forma a não alinhar com as mesmas características indivíduos de épocas diferentes. Até há pouco tempo atrás, quando nos referíamos a crianças, adolescentes ou pessoas de meia ou terceira idade acabávamos generalizando comportamento e características, independente da época em que viveram.
Hoje é inaceitável imaginar o comportamento de um adolescente, independente da época que tenha vivido.
Assim, fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com certeza terá características diferentes de um adolescente do início do Século XX, ou dos anos 50, 60 ou 90.
Dessa forma, se optou por chamar as gerações (independente de sua idade, já que as gerações envelhecem) por nomes specíficos. As principais classificações das gerações são:
Geração X
A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby