A importancia da educação em saude...
Zilma Maria Gonçalves Oliveira[1]
Resumo
O presente pôster resulta de uma pesquisa qualitativa realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Saúde Pública e da Família pela UNIASSELVI /Instituto Passo 1. O presente relata a importância do Programa Nacional de Imunização na erradicação de várias doenças; bem como a participação ativa da sociedade/família para que os objetivos possam se alcançados. A informação e ou educação em saúde para as famílias potencializará o trabalho dos profissionais de saúde, e poderá otimizar as proteção de nossas crianças.
Palavras-chave: Calendário de Vacinação. Criança. Educação. Família.
1 INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Imunização criado em 1973, com objetivo de manter ou erradicar doenças infecciosas por meio de vacinas, é um poderoso instrumento da saúde pública. Inspirado nas ações do sanitarista Oswaldo Cruz, o programa é considerado como um dos meios de inclusão social, uma vez que busca alcançar a todos sem distinção de qualquer natureza.
De acordo com o Ministério da Saúde (2003) a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde consideram o PNI (Programa Nacional de Imunização) do Brasil como uma referência mundial, devido ao grande êxito alcançado na imunização dado as dimensões territoriais e as condições socioeconômicas do nosso país. Outro aspecto importante é participação ativa da sociedade nas campanhas nacionais de vacinação.
[...] o programa pretende aprimorar a participação social na pactuação das metas de cobertura vacinal e no acompanhamento dos resultados das ações de vacinação, por meio do maior envolvimento dos conselhos municipais estaduais e nacional de saúde, bem como das estratégias de promoção de saúde, para possibilitar à sociedade maior entendimento sobre os benefícios das vacinas para a saúde individual e