Pendulo simples
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
FEAU - fACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO.
Física Experimental
RELATÓRIO DE PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PÊNDULO SIMPLES
PROF. Rodrigo Sávio Pessoa
EXPERIMENTO 2: PÊNDULO SIMPLES
Universidade do Vale do Paraíba, Laboratório de Física Experimental I,
Prof. Resp. Rodrigo Sávio Pessoa, São José dos Campos, SP, 26 Out 2011
RESUMO
Usando três pêndulos simples, com medidas diferentes, verificou-se em laboratório, o tempo em pequenas oscilações dos respectivos pêndulos, onde pode-se constatar a aceleração da gravidade g=(10,05 +- 0,09) m/s2 Pode-se verificar uma diferença da aceleração da gravidade “padrão” de 9,8m/s2. Como a força de gravidade pode variar de acordo com o local que se encontra na terra, verificou-se que em São José dos Campos a aceleração da gravidade é de 9,79m/s2, e portanto houve diferença para g=(10,05 +- 0,09)m/s2, provocadas pelo tempo da reação humana no momento em que paralisava o cronômetro (celular), sendo tal diferença na ordem de 0,26 m/s2 ou de 2,65% em relação à cidade de São José dos Campos (local do experimento).
1 - INTRODUÇÃO:
A gravidade é a força de atração exercida entre os corpos, é essa força que a terra exerce sobre tudo que está a nossa volta, inclusive nós, fazendo com que permaneçamos em constante contato com o chão. Porém essa força não é constante, podendo variar de acordo com o ponto em que se encontra na terra. Essa variação depende diretamente da latitude a altura. Uma das maneiras de se fazer conhecido o valor da aceleração da gravidade é através de um experimento denominado pêndulo simples .
OBJETIVO:
O objetivo deste experimento é obter a aceleração da gravidade, fazendo-se uso de um pêndulo simples.
Pêndulo simples
Esse sistema consiste em um fio inextensível e de massa desprezível com uma das extremidades fixada e um corpo de massa m em outra:
Quando o corpo é deslocado de sua posição