Pêndulo simples
Brener vale, Gilberto Delarota, Lorena Faria, Lorena Baêta
Resumo: Neste trabalho foi determinado a aceleração da gravidade, g, em São João del Rei, através do pêndulo simples, o qual é um sistema mecânico que tem movimento periódico, oscilatório e é constituído por uma massa puntiforme m pendurada em um fio leve, de comprimento L, que tem uma extremidade fixa. Desta forma, estabeleceu-se um valor de comprimento inicial para o fio e mediu-se o tempo de oscilação, em seguida, determinou-se vários tempos de oscilação em diferentes comprimentos do fio. Foram obtidos dois valores para g, um através dos valores médios para cada ponto experimental , o qual não forneceu valores precisos, (9,9±0,2)m/s2 e outro através do coeficiente angular e linear da reta, uma vez que a equação que descreve o fenômeno foi linearizada, este forneceu valores mais próximo e precisos, (9,89 ±0,05)m/s2.
Introdução
O pendulo simples é um sistema mecânico que exibe movimento periódico, oscilatório. É constituído por uma massa puntiforme m pendurada num fio leve, de comprimento L, que tem uma extremidade fixa, conforme mostra na figura 1.
Figura 1: Esquema de um Pêndulo simples.
O movimento ocorre num plano vertical e é provocado pela força da gravidade.[1] Ao ser afastado de um ângulo θ da sua posição de equilíbrio e, em seguida, solto, o pêndulo executará um movimento oscilatório em um plano vertical, sob a ação da gravidade.
Todo movimento oscilatório é caracterizado por um período T, que é o tempo necessário para se executar uma oscilação completa. No caso do pêndulo simples, uma análise detalhada do problema leva à seguinte equação para o período:
(1)
em que (2)
onde g é a aceleração da gravidade.[2]
Em outras palavras, o período e a frequência de um pêndulo simples só dependem do comprimento do pêndulo e da aceleração da gravidade.[1]
Este trabalho tem como objetivo, utilizar a segunda lei de Newton e a aproximação