Pendulo Simples
Claudio Reis, Darlan S. Santos
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA.
Resumo. Este documento apresenta de forma objetiva os cálculos de oscilações de um pendulo simples da experiência realizada no laboratório provando todas as formulas e a relação com o pendulo e o calculo da gravidade.
Palavras-chave: Pêndulo, oscilação, Gravidade.
1. INTRODUÇÃO
O pêndulo simples é um tipo de oscilador que em certas condições pode ser considerado como um oscilador harmônico simples. O mesmo é composto de um corpo suspenso através de um fio de massa desprezível, e ele é posto a oscilar em torno de sua posição de equilíbrio. Assim, quando ele é sujeito a uma oscilação, suas forças sempre terão resultados relacionados à força da gravidade. Neste trabalho serão relatadas as oscilações feitas de um pêndulo simples em laboratório.
2 METODOLOGIA
Nessa experiência realizada em laboratório, foi utilizado um pêndulo simples no qual foi realizado cinquenta oscilações com dois comprimentos diferentes (sendo dez de cada ângulo) para que seja analisada a relação entre o comprimento escolhido e o período da oscilação e, seja calculada também a força gravitacional do sistema em questão.
2.1 Equipamentos Utilizados
Foi utilizado um pêndulo simples, um cronômetro, uma régua.
2.2 Descrição do Experimento
O experimento foi realizado da seguinte maneira: mede-se o comprimento do pêndulo simples (no caso desse experimento foram utilizados 20,3cm e 30cm) e com o mesmo inclinado abandona-se e conta dez oscilações completas marcando o tempo pra que sejam realizadas essas oscilações. Esse procedimento foi repetido por cinco vezes em cada ângulo pra que assim seja calculada a média de cada oscilação. Feito isso, deve ser realizados todos os cálculos de frequência, período e gravidade, para que seja feita uma análise gráfica do sistema.
2.3 Equações
As