Correntes pedagógicas do pensamento
5
O termo Liberal, relacionado à Pedagogia Liberal, não tem sentido de “avançado” “democrático”, “aberto”. Apareceu como justificativa ao sistema capitalista, com uma forte defesa aos interesses individuais na sociedade A ênfase liberal está nos aspectos culturais e acabam por ocultar as diferenças de classes sociais, já que, não considera as condições de desigualdades sociais existes entre a população. A Pedagogia Liberal é composta por diferentes tendências, dentre elas, a Tendência Liberal Tradicional e o método utilizado por ela possui as seguintes características: I - exposição verbal da matéria e/ou demonstração realizadas pelo professor, com ênfase em exercícios, na repetição de conceitos ou em fórmulas para a memorização.
II – análise realizada pelo aluno que, após estudar e discutir o assunto com o professor desenvolve sua aprendizagem e habilidades para a realização de avaliações de todas as disciplinas.
III – preparação do aluno para a recordação da matéria, por meio de associações entre o conhecimento novo e um conhecimento aprendido anteriormente, fazendo as devidas comparações.
IV – utilização de diferentes recursos pedagógicos, pelo professor, para o desenvolvimento dos conteúdos e das disciplinas, cabendo ao aluno discutir quais são as dificuldades em seu aprendizado.
V – interação entre o professor e aluno que, a partir das necessidades do aluno e da sua experiência de vida, o professor desenvolve estratégias para que o processo de ensino-aprendizagem se concretize. Estão corretas apenas as afirmativas:
A
I, II e III.
B
I e V.
C
II, III e IV.
D
I e III.
E
II, e V.
Esta tendência segue o ensino humanístico, no qual o aluno aprende através de seu próprio esforço. Não existe uma relação professor-aluno, pois os conhecimentos são passados como verdades absolutas e o professor é considerado autoridade e completamente sábio, não permitindo que os alunos reflitam sobre o assunto.
justificativa
Esta tendência