O futuro das universidades: a inovação como base para o desenvolvimento tecnológico e econômico
- UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA –
Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Kelyane da Silva
ENSAIO:
O FUTURO DAS UNIVERSIDADES: A INOVAÇÃO COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E ECONÔMICO
Projeto da cadeira de Ciência e Economia, ministrada pelo prof. João Caraça no 1º semestre do Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Lisboa – 2011 1. INTRODUÇÃO
O presente ensaio visa demonstrar o papel fundamental das Universidades no Sistema Nacional de Inovação, entendendo este ente não apenas como local de transferência de conhecimento, mas como um habitat indutor da geração de novos e conhecimentos com alto valor agregado.
A Ciência, Tecnologia e Inovação, entendida atualmente como transversal às demais áreas, tem características de fortalecimento do sistema acadêmico, face à busca cada vez maior de crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico para consolidação de um sistema educacional superior eficiente e eficaz.
Esta valoração tem sentido face aos grandes diálogos relacionados à inovação, entendendo esta como transversal às demais área do conhecimento e indutor do processo de desenvolvimento econômico de um país.
Assim, o presente trabalho perpassa pelo pressuposto de apresentação inicialmente da base conceitual dos Sistemas de Inovação - SNI, bem como modelos já desenvolvidos que refletem os principais entes que compõem os sistemas, dentre eles a Universidade, entendendo esta como um dos pilares fundamentais do desenvolvimento científico e tecnológico. Esta reflexão nos coloca face à atual conjuntura e redefinição dos papeis da Universidade como instituição fundamental à CT&I, entendendo esta como um catalizador do conhecimento estratégico à geração de novas tecnologias e esclarecimentos de possíveis gargalos que se apontem ao SNI, assim como o estreitamento na relação das universidades e o setor produtivo, bem como aos ambientes