A importancia da comunicação e do comportamento etico para a gestao eficaz de pessoas e seus impactos na qualidade de vida do trabalhador
Comportamento Organizacional
Introdução:
Para a analise do comportamento organizacional devemos iniciar verificando o comportamento dos grupos e, por fim, das características do sistema organizacional. Com a analise dessas três esferas, obteremos a visão da organização como um todo e entenderemos o seu comportamento.
O que é comportamento organizacional
Seu estudo teve inicio nos anos 40, é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional(Robbins, 2005,p.6).
Visa “ prever, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”(Wagner III; Hollenbeck, 2000, p.6).
Logo, se preocupa em estudar o que as pessoas fazem dentro das organizações e como este comportamento pode influenciar e impactar no desempenho das empresas.
Fundamentos do comportamento organizacional:
Nível individual
Parte do estudo que foca na dimensão individual e como essas características podem impactar no desempenho da organização.
Dentro desse tópico, devemos dar atenção para: * Características biográficas – as variáveis biográficas mais analisadas são o gênero, a idade, o estado civil e a estabilidade no emprego.
Busca definir como as pessoas se comportam em virtude dessas características. * Habilidades – cada funcionário possui pontos fortes e fracos em certas habilidades. O desafio é adequar cada funcionário com os requisitos para as funções que devera desempenhar, porque se não estiverem alinhados com os requisitos das funções, tanto o trabalhador como a organização saíram perdendo quanto a referencia à satisfação e produtividade. * Aprendizagem – mudança no comportamento das pessoas. Pode ser através de observar as pessoas, leitura, de escutar fontes de informação ou de consequências do próprio comportamento. Portanto, quando há mudança de comportamento, pode-se dizer que