A importancia da arquitetura na efetividade da justiça
A IMPORTÂNCIA DA
ARQUITETURA JUDICIÁRIA
NA EFETIVIDADE DA
JUSTIÇA*
Cláudia Patterson
RESUMO
Relata a importância da Arquitetura judiciária para a sociedade, uma vez que as edificações representam a materialização do significado das relações sociais estabelecidas no âmbito da Justiça, incorporando os valores simbólicos e cívicos.
Afirma que o planejamento do espaço físico deve estar em sintonia com as propostas de melhoria da prestação jurisdicional e não há como desligálo da administração da Justiça, tanto em termos organizacionais quanto práticos, com respeito à execução de projetos, obras e à manutenção predial.
Registra haver grandes dificuldades para o exercício satisfatório da Arquitetura judiciária, cujos problemas englobam desde a carência de recursos humanos, à falta de comunicação entre os profissionais de Arquitetura e seus clientes – os administradores e magistrados. Por isso, entende ser urgente a reestruturação dessa prática e apresenta sugestões para torná-la viável.
PALAVRAS-CHAVE
Administração – Justiça; Arquitetura judiciária; espaço físico; Poder Judiciário – reforma; Supremo Tribunal de Justiça; Tribunal de Relação; projeto arquitetônico; planejamento; Arquitetura; Superior Tribunal de Justiça; Conselho da Justiça Federal.
__________________________________________________________________________________________________________________
* Conferência proferida no “4º Congresso Brasileiro de Administração da Justiça”, realizado pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, de 3 a 5 de março de 2004, no auditório do Conselho da Justiça Federal, em Brasília-DF.
R. CEJ, Brasília, n. 24, p. 37-42, jan./mar. 2004
37
As civilizações deixaram obras arquitetônicas em suas cidades. Vivemos nelas, nas obras arquitetônicas e nas cidades. Os edifícios e seus semelhantes ficarão para a história. Outras coisas desaparecem. A arquitetura é a obra humana que marca nossa (humana)