pedagogia
PROFESSORA – LIVIA ROCHA TEIXEIRA
CURSO – PEDAGOGIA
TURMA 02
ELIANE BARBOSA
JENI OLIVEIRA MARIA DAS GRAÇAS
PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E EDUCAÇÃO INFANTIL
ITAGIBÁ – BA 16 – 10 - 2013
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, a alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas, uma vez que deixou de ser simplesmente uma necessidade orgânica; agora é uma necessidade social. Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de cinquenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse individuo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece se os cuidados básicos forem tomados para que os alimentos atuem como combustível para o organismo, e não como prestadores de doenças. As possibilidades de se contrair uma doença, muitas vezes fatal, são mais concretas do que supomos e , para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados de forma adequada e ingeridos na quantidade necessária.
Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.
Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.
Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação,