A importancia da afetividade e a relação escola e família
A família é o alicerce na formação da personalidade e conceito moral da criança, pois é com ela que a criança aprende valores, crenças e ideias , a criança tem plena confiança nos pais e tende a imita-los, sendo assim, os pais tornam-se insubstituíveis na educação dos filhos.
Os pais devem participar ativamente na vida dos filhos, seja crianças ou adolescentes eles tem a necessidade de atenção mas isso não significa fazer o que eles querem e sim o que eles necessitam.
E na escola qual o papel dos pais? Os pais devem participar da vida escolar dos filhos por vontade própria e interesse na educação da criança e não somente quando a escola os convidam a participar das reuniões, ou simplesmente para reclamar dos professores por achar a criança desmotivada pelos estudos.
A família precisa conhecer seus filhos no ambiente escolar e dar apoio ao professor para que ele possa conhecer a criança e assim dar um suporte adequado a ela, “aprender a conhecer ,aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser , estes pilares só podem ser assumidos em conjunto, a escola não consegue fazer isso sozinha, mas sim com os pais”( JOSÉ PACHECO educador,2007).
Assim como os pais devem conhecer seus filhos no ambiente escolar, o educador tem que ter um olhar além do seu, tem que ter o olhar de pai e mãe , pois antes de educadores na maioria são pais também e devem aproveitar essa sensibilidade natural para distinguir a má conduta do aluno e a criança problemática , muitas vezes tais reações vinda da criança é simplesmente um segredo que as envergonham ou as deixou com baixa auto estima há a necessidade do educador estar preparado psicologicamente para assim saiba lidar com essas crianças ,pois a omissão dos pais podem causar danos na aprendizagem e na personalidade da criança .
Nesses casos a escola muitas vezes não consegue observar as necessidades da criança e a marginaliza , sendo que tal atitude pode vir a ser um pedido