valdineia
AFETIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL
SÃO MATEUS- ES
2014
ANA PAULA DA SILVA VIDIGAL
AFETIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL
Artigo científico encaminhado à Faculdade
DO CRICARÉ ,como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Series Iniciais Da Educação Infantil E Educação Infantil.
SÃO MATEUS- ES
2014
AFETIVIDADE-NA-EDUCACAO-INFANTIL ANA PAULA DA SILVA VIDIGAL
RESUMO
O presente artigo refere-se a uma revisão bibliográfica de diversos autores, sobre a afetividade na educação infantil, esta por sua vez inicia sua formação na família que é o responsável pela formação inicial da criança, outra instituição de grande importância para a formação da criança é a escola, pois através da troca de afeto entre professores e alunos resulta em um significativo processo de ensino aprendizagem, pois quando uma criança sente-se acolhida em um ambiente, ela consegue expor seus sentimentos, o qual melhora a socialização entre as pessoas, e a curiosidade para aprender, além de despertar a motivação.
Palavras-chaves: Afetividade. Aprendizagem. Educação Infantil. Ensino.
1 INTRODUÇÃO
A afetividade faz parte do indivíduo desde seu nascimento e o acompanha durante toda sua vida, esta por sua vez desempenha um papel extremamente importante para todas as relações do ser humano e seu desenvolvimento.
Os primeiros professores de uma criança são seus pais, pois pesquisam indicam que uma família bem estruturada afetivamente/emocionalmente trás resultados positivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo de uma criança. Uma criança amada, respeitada e acolhida certamente desperta a curiosidade para conhecer e assim desenvolve se aprendizado. É na família que a criança faz seus primeiros vínculos afetivos e é por meio dela que o individuo é apresentado ao