Governança corporativa
Surgiu a partir dai a necessidade de aumentar a probabilidade dos investidores, sócios e acionistas e garantirem o retorno do seu capital investido, o conceito de governança corporativa.
A governança corporativa tem a grande preocupação em criar um conjunto eficiente de mecanismos, para assegurar que o comportamento entre executivos e acionistas esteja sempre alinhado. Bem executada, pode proporcionar aos proprietários a gestão estratégica da empresa e monitoração da direção executiva, o que pode vir a se tornar, uma vantagem competitiva no mercado.
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, favorecendo os interesses mútuos de acionistas controladores, acionistas minoritários, administradores, funcionários e fornecedores. Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. “As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.
A Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade de uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.
Oito principais características da "boa governança"
1. Participação
Participação significa que homens e mulheres devem participar igualmente das atividades de governo.
2. Estado de Direito
A boa governança requer uma estrutura legal justa que se aplica a todos os cidadãos do Estado independentemente de sua riqueza financeira, de seu poder político, de sua classe social, de sua profissão, de sua