A Implementação Das Diretrizes Curriculares
Apontarão as estratégias e os recursos necessários destinados a apropriação por parte dos alunos dos conhecimentos nele veiculados, de modo a não permitir a exclusão por falta de conhecimento. Concebe-se a educação como elemento propiciador de conhecimento sobre a realidade, pelo debruçar-se sobre ela, a fim de extrair contextos significativos.
Um fator a ser considerando na implementação das diretrizes curriculares é o reconhecimento da política educacional específica da educação do campo, neste contexto deve-se reconhecer a diversidade dos povos do campo, e a necessidade da articulação com as políticas nacionais, assumindo o compromisso de respeitar os princípios orientadores da escola do campo, como: qualidade, a identidade, a cultura, o respeito às organizações e movimentos.
2. Elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola
De acordo com as Orientações estabelecidas pelas diretrizes à elaboração e a implementação das propostas pedagógicas visam contemplar o respeito ás diferenças e a política de igualdade. A proposta deve utilizar estratégias que possibilitam a construção de um processo educativo de estudo que envolva os alunos do campo para que eles sejam organizadores e produtor de possibilidades para inverter a lógica de quem estuda para sair do campo.
A elaboração da proposta pedagógica deve ser feita de forma que beneficie o aluno e que contemple as diversidades, que as metodologias sejam desenvolvidas de maneira solidária e articuladas com metodologias definidas e apropriadas para a construção coletiva do saber.
A proposta pedagógica da escola envolve todas as áreas do conhecimento oportunizando e incentivando a participação coletiva, valorizando a criatividade dos alunos e do trabalho coletivo da escola organizado de forma transparente e democrática.