A IDEOLOGIA ALEMÃ
1) Qual é a crítica de Marx aos hegelianos? Estabeleça uma relação entre os velhos e os novos hegelianos.
Marx propõem fazer uma revolução, enquanto os jovens hegelianos ficavam com a interpretação do mundo. Ele diz que é preciso transformar o mundo, o pensar e as ideias determinam a existência.
Para Marx, os velhos hegelianos haviam compreendido tudo, desde que tudo fora reduzido a uma categoria da lógica hegeliana. Os jovens hegelianos criticavam tudo, introduzindo sorrateiramente representações religiosas por baixo de tudo ou proclamando tudo como algo teológico. Eles (novos e velhos) concordavam na crença no domínio da religião, dos conceitos e do universal no mundo existente. A única diferença era que uns combatiam como usurpação o domínio que outros aclamavam como legítimo.
2) Explique o que é produção da vida material.
O homem se distingue dos animais quando começam a produzir seus meios de vida. Produzindo seus meios de vida, indiretamente produz-se a própria vida material. O que o homem é coincide com o que ele produz. Ou seja, a produção da vida material é tudo aquilo que o homem produz, tudo que é condicionado por sua organização corporal.
3) Como Marx define o poder social?
O poder social é a força produtiva multiplicada que nasce da cooperação de vários indivíduos exigida pela divisão do trabalho. É uma força estranha, involuntária e percorre uma série de estágios de desenvolvimento independente do querer e do agir dos homens, que se dirigem (os homens) a esse querer e agir.
4) A divisão do trabalho domina os homens ao invés de ser controlada por eles. Por que? Explique detalhadamente como Marx apresenta a divisão do trabalho
Porque a própria ação do homem converte-se num poder estranho e a ele oposto, que o subjuga ao invés de ser por ele dominado. Desde o instante em que o trabalho começa a ser distribuído, cada um dispõe de uma atividade imposta na qual não se pode sair e aí deve