Notas: 2 No conceito de sistemas de informação, a função de saída envolve
CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA
AMAZÔNIA – IESAM
Lidiane Nazaré da Silva Dias Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM-PA) lididias@hotmail.com Anna Carolina Silva Moreira
Instituto de Ensino Superior do Pará (IESP-PA) annacontas@yahoo.com.br RESUMO
O cenário sócio-econômico atual, estruturado na internacionalização dos mercados, vem exigindo uma nova postura do profissional contábil, condizente com uma sociedade pautada na competitividade, tecnologia e conhecimento. A qualificação profissional deixou de ser opção para ser uma condição no exercício da profissão, em função das novas exigências impostas pelo mercado. O processo de desenvolvimento das habilidades e conhecimentos profissionais deverá ser suficiente para oportunizar aos contadores condições de empregabilidade. Nesse contexto, fazer um curso superior é o caminho adotado por pessoas que buscam um diferencial profissional.
O fim do curso de graduação não assegura o sucesso profissional, pois a nova realidade requisita atualizações constantes do conhecimento técnico-científico. Com base nesse entendimento, o trabalho apresentado a seguir pretende evidenciar como os alunos do 4o ano de Ciências
Contábeis do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia estão se preparando para atender às perspectivas da profissão contábil no mercado globalizado. A realização dessa pesquisa representa uma considerável contribuição para o estudo da formação profissional dos acadêmicos, pois a conclusão da graduação não é suficiente para atuar no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Globalização. Conhecimento técnico-científico. Profissão contábil.1 INTRODUÇÃO
O atual contexto do mercado globalizado e a “Era da Informação” transforma incessantemente o ambiente de trabalho, tornando imprescindível a atualização do profissional de contabilidade. Nesse sentido, Iudícibus (1991;p.7) diz que:
[...] para o seu