A Historia de Adorno
Este artigo-roteiro visa apresentar resumo biográfico, comentário da principal obra (Dialética do Esclarecimento) e conceitos fundamentais do filósofo alemão Theodor Adorno para o estudo da disciplina Teorias da Comunicação lecionada no Mestrado de Comunicação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Contribuições de Adorno como definição de indústria cultural, desmitificação do termo cultura de massas e a abordagem da teoria estética foram fundamentais para o avanço no estudo da comunicação e arte – em especial da música contemporânea. Trata-se de autor híbrido, com interesses em sociologia e música, que apresentou acentuada importância para a filosofia crítica interessada em questionar o pensamento de Emmanuel Kant e sua meditação sobre o esclarecimento advindo do iluminismo, movimento filosófico do século XVIII.
De início, na virada dos anos 30 para 40 do século passado, as reflexões sociológicas de Adorno não provocaram impacto no mundo científico empírico, mas ocorreu o inverso entre os estudiosos da comunicação. Este segmento de estudos ao ser compilado como ramo único de saber encontrou nas definições de Theodor Adorno – e seu amigo de pesquisa Max Horkheimer – um importante tópico de investigação. Adorno jamais se propôs a realizar uma teoria da comunicação, mas foi adotado por este segmento devido seu esclarecedor ponto de vista.
Talvez este próprio apontamento já tivesse aborrecido o intelectual, que não desejava fazer ciência instrumental exclusiva para entender mecanismos isolados da atividade humana. Pela linha ética estabelecida ao longo de suas obras, e pela rejeição da parceria tentada por Paul Lazarsfeld, percebe-se que Adorno jamais utilizaria sua teoria como instrumento para entender o 'funcionamento' dos meios de comunicação.
Na verdade, o teórico alemão se revelou impetuoso desde o início dos seus trabalhos na Escola de Frankfurt, tentando algo mais profundo e amplo. O desejo do grupo integrado por Lowenthal, Horkheimer,