Razão instrumental
RAZÃO INSTRUMENTAL E INDÚSTRIA CULTURAL
Ely Guimarães dos Santos Evangelista*
RESUMO Este texto enfoca a razão instrumental e a indústria cultural, sob a perspectiva de Adorno e Horkheimer, expressa em Dialética do esclarecimento e Eclipse da razão. Neles, os autores se recusam a compactuar com a idéia corrente que confirma o caos cultural em que se enreda o mundo da cultura administrada, cujos espaços são invadidos pela racionalidade técnica da indústria. Para esses autores, a arte paralisa a sua força inovadora ao sucumbir à técnica. Assim, a indústria cultural faz da cultura uma produção em série, condenando os homens à estereotipia. Palavras-chave: razão instrumental, indústria cultural, racionalidade, estereotipia.
A compreensão dos temas razão instrumental e indústria cultural, da perspectiva teórica de Adorno e Horkheimer, é o que proponho apresentar aqui. Trata-se de uma leitura dos autores, de um exercício intelectual, para o qual tomo como ponto de partida uma questão relativa ao princípio norteador da crítica de Adorno e Horkheimer à racionalidade técnica da indústria cultural. Entendendo o termo princípio como premissa básica, originária, ou seja, aquela que não só funda, mas também orienta o conhecimento elaborado pelos autores, a exposição vai se ater às seguintes questões: Qual é
* Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. [e-mail: ege@terra.com.br]
84
EVANGELISTA, E. G. S. – Razão instrumental e indústria cultural
esse princípio? Como, movendo o pensamento deles, esse princípio se desdobra? A delimitação e a finalidade expostas acima justificam estabelecer um recorte e limitar a leitura proposta a dois textos: Dialética do esclarecimento, texto elaborado pelos dois autores, e Eclipse da razão, de Horkheimer, ambos escritos logo após o término da Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi publicado em início de 1947 e o segundo, um ano antes.