O IDEAL CIENTÍFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL
O IDEAL CIENTÍFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL
Teresina- PI
2013
O IDEAL CIENTÍFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL
Trabalho científico apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Piauí, para obtenção da segunda nota.
Teresina – PI
2013
DEDICO ESTE TRABALHO À NOSSA ORIENTADORA QUE NOS ESTIMULOU AGRADÁVEIS VISITAS A BIBLIOTECA
CHAUÍ, Marilena. O ideal científico e a razão instrumental. In: _____. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 278-286.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Marilena de Souza Chaui nasceu em Pindorama, no dia 4 de setembro de 1941. É professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebeu o Prêmio Jabuti, com o seu livro “Convite à Filosofia”, como melhor livro didático,1994, Câmara Brasileira do Livro.
Além de extensa produção acadêmica, Marilena também publicou livros paradidáticos de Filosofia, voltados para o público jovem ou não especializado. Seu livro O que é Ideologia (Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos) tornou-se um best-seller e vendeu mais de cem mil exemplares, bastante acima da média de vendas dos livros no Brasil.
RESUMO DA OBRA - DIGESTO
O ideal científico e a razão instrumental
O capítulo é divido em seis partes que vão abordar as questões da ciência e da relação do homem com essa, no entanto essas partes estão relacionadas a essas duas: O ideal científico e A razão instrumental; com a finalidade de desenrolar a abordagem sobre elas.
Nesse primeiro momento a autora trata das questões sobre o que é o ideal científico , as concepções sobre o valor da ciência e os problemas do senso comum.
Na primeira parte, trata do ideal científico, ciência que é a confiança que a cultura ocidental deposita na razão como