Transtorno Afetivo Bipolar
O Transtorno Afectivo Bipolar, também conhecido como Transtorno
Bipolar do Humor ou, antigamente, Psicose Maníaco Depressiva
(PMD), é uma doença relacionada ao humor ou afecto, classificada junto com a Depressão e Distimia. O Transtorno Afectivo Bipolar caracteriza-se por alterações do humor, com episódios depressivos e maníacos ao longo da vida. É uma doença crónica, grave e de distribuição universal, incidindo em cerca de 1,5% das pessoas em todo o mundo.
O Transtorno Afectivo Bipolar é considerado uma doença psiquiátrica complexa e, muito embora tenha um quadro clínico variado, é uma das doenças com sintomatologia mais consistente ao longo da história da psiquiatria.
A
sua
forma
típica
(euforia-depressão)
é
bem
caracterizada e reconhecível, permitindo o diagnóstico precoce e confiável. O estado de humor ou ânimo varia frequentemente ao sabor dos acontecimentos de vida e de acordo com a tonalidade afectiva de cada um. Essas respostas emocionais podem ser adequadas e proporcionais aos estímulos externos, que são as vivências, ou desproporcionais e inadequadas, neste caso, em resposta aos estímulos internos, que são as oscilações do humor ou alterações afectivas.
Durante a fase de euforia do Transtorno Afectivo Bipolar, a autoestima, o vigor e a energia física aumentam e a pessoa passa a agir em ritmo acelerado, fica inquieta e agitada, a necessidade de sono diminui. Começa a ter sentimentos de grandeza, considera-se especial e sente-se como se não tivesse limites. Os planos grandiosos e mirabolantes multiplicam-se, as ideias fluem
rapidamente e não consegue concluir as ideias, pulando rapidamente para outros assuntos.
Há perda da inibição social natural durante a euforia e atitudes inadequadas ou
extravagantes
aparecem,
como
fazer
compras
desenfreadamente ou vestir-se de forma exuberante. Algumas pessoas podem ficar agressivas e algumas outras chegam a ter