"Uma outra história americana" a partir de "educação pós auschwitz", de adorno.
Trabalho apresentado junto à Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, como requisito à aprovação na disciplina Educação Inclusiva (PSA5201), ministrada pela professora Marie Claire Sekkel.
Y
Letícia Cintra de Alencar
São Paulo, 29 de novembro de 2011 1. Apresentação
Este trabalho propõe a análise de um importante tema para a Educação a partir da comparação entre um texto e a cena de um filme. O texto escolhido se chama “Educação pós-Auschwitz” de Theodor Adorno, e será comparado com o filme American History X (A Outra História Americana), dirigido por Tony Kaye.
American History X relata a história de Derek Vinyard, um jovem rapaz que, ao ter seu pai assassinado por um grupo de homens negros, se torna líder de uma gangue de skinheads. Alimentado pelo seu ódio aos negros e imigrantes, Derek comete diversos crimes, incluindo assassinato de dois homens.
Para que a proposta do trabalho seja alcançada, serão trabalhadas, aqui, duas cenas do filme: A primeira cena acontece no início do segundo quarto do filme, onde Derek incita sua gangue a invadir a loja de um imigrante coreano. A segunda cena acontece na casa dos Vinyards, quando o pai de Derek ainda estava vivo. Em uma mesa de almoço, Derek aprende com seu pai seu primeiro sentimento de racismo.
2. O texto
Theodor Adorno (setembro de 1903) foi um filósofo e sociólogo alemão vinculado à Escola de Frankfurt. Em seu texto, Educação Pós Auschwitz, Adorno propõe uma reflexão sobre qual seria o papel da Educação para que Auschwitz não se repita e, qual a formação psicológica, educacional e cultural tiveram seus culpados. Logo no primeiro parágrafo do texto, o autor afirma: “A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a Educação”.
Para que toda a barbárie dos campos de concentração da Alemanha nazista não se repita, é preciso fazer uma dupla análise dos acontecimentos, para só depois fazer o