A segunda guerra mundial[1]
Conceitos utilizados: holocausto, campos de concentração, Führer, Terceiro Reich, política de apaziguamento, Anschluss, Blitzkrieg, armístico, antissemita.
Esses são alguns conceitos históricos utilizados ao longo do capítulo, parte deles são analisados e exemplificados melhor na parte do trabalho que examina a didática. Eu acredito que estes conceitos abrangem e expressam o tema da 2º Guerra, pois ao longo do capítulo se apresentam de forma coerente com os fatos e processos históricos que devem ser conhecidos e que abrangem o nível escolar dos alunos. A um déficit em relação ao que pesquisei onde a autora não abordou e poderia ter o feito em relação a resistência alemã que também se deu por grupos anarquistas (os quais ela não cita, cita apenas os grupos comunistas e socialistas).
Em determinados contextos não é possível diferenciar fontes historiográficas (fontes primárias, fontes secundárias), porque algumas delas poderiam ter sido manipuladas em seu próprio tempo, por exemplo, uma foto em que poderiam ter retirado um integrante relevante ao fato histórico, e com essa modificação esse membro simplesmente deixa de existir, desse mesmo modo, podem acontecer em documentos formulados arbitrariamente. Portanto, neste trabalho se fará uma análise das fontes primárias, secundárias e terciárias conforme a historiografia, porém deve-se considerar os aspectos expostos.
Fontes primárias utilizadas: trecho de um livro de um judeu italiano sobrevivente do campo de concentração nazista, fotografia de soldados nazistas na cidade de Rostov na União Soviética em julho de 1942, foto da indústria bélica alemã 1942, charge política de 1931, fotografia de Hitler e nazistas entrando na cidade de Brunn na Tchecoslováquia em 1939, charge de Belmonte de 1939 satiriza a invasão do nazismo na Polônia, foto de dois aviões de guerra alemães em ofensiva 1940, fotografia do ataque a Pearl Harbor, charge de Belmonte de 1943