A historia da Literatura
Trabalho para avaliação da disciplina de: Língua Portuguesa
Historia Da Literatura
Séculos VIII A.C. á II A.C.
As primeiras obras da História que se tem informação até hoje foram os dois poemas atribuídos a Homero: Ilíada e Odisseia. Os dois poemas narram as aventuras do herói Ulisses e a Guerra de Tróia. Na Grécia Antiga os principais poetas foram: Píndaro e Anacreonte. Esopo fica conhecido por suas fábulas e Heródoto, o primeiro historiador, por ter escrito a história da Grécia em seu tempo e dos países que visitou entre eles o Egito Antigo.
Falaremos agora sobre alguns nomes citados a cima.
Homero- Foi o primeiro grande poeta grego que teria vivido há cerca de 3500 anos, consagrou o género épico com as suas grandiosas obras (Ilíada e a Odisseia). Nada se sabe seguramente da sua existência, mas a crítica moderna crê que ele viveu em torno do século VIII A.C., A sua atividade literária baseia-se nas tradições orais, transmitidas de geração em geração, sobre as expedições gregas a Tróia.
Píndaro - Considerado um dos mais importantes poetas líricos da história literária, Píndaro nasceu na cidade grega de Cinocéfalos, localizada perto de Tebas, em 520 a.C. Na opinião dos críticos, ele é ainda hoje visto como um escritor único, sublime na expressão, criativo na linguagem e inigualável na maneira de lidar com os aspectos formais da poesia.
De todos os criadores da lírica grega, sua obra foi a única que resistiu à passagem do tempo, pois dela restou uma grande parte. Seus estudos poéticos foram realizados em Atenas. Posteriormente ele foi guiado na trajetória literária pelas poetisas Mirtes e Corina, naturais da Beócia.
O poeta era um aristocrata, portanto sua produção poética refletia naturalmente a visão de mundo deste segmento social. Ele era inclusive financiado pelas famílias mais importantes da região grega.
Sua obra foi estruturada por seus editores em dezessete livros – quatro deles