Estudante
Em perfeito estado, o sistema imunológico é um sistema muito eficaz e bem disciplinado, capaz de identificar e destruir vários invasores externos, como pode também identificar célula que foram infectadas por vírus, fazendo com que o organismo funcione de forma correta.
Mesmo com toda sua eficácia o sistema imunológico pode cometer alguns erros frequentes. As alergias são provenientes desses erros, são resultados de uma hipersensibilidade do sistema imunológico que confunde uma substância normalmente inofensiva como sendo prejudicial ao corpo humano. Essa substância atua com uma velocidade muito rápida do que o necessário, gerando assim de um desconforto suave a falência total do organismo, que o sistema imunológico está supostamente protegendo. A alérgica é um condição herdada.
As causas da alérgica podem ser várias, como ácaros e insetos, fungos, pele e pelos de animais, e pólens de flores, alimentos e medicamentos. As reações de hipersensibilidade mediados pelo linfócito B incluem anafilaxia, reações por complexos imunes [incompleto]
A imunoglobulina é uma proteína que exerce importante papel no corpo humano. É ela que vai dar início a um complexo sistema de defesa contra infecções e ataques de vírus e bactérias. A imunoglobulina tem função de mensageira. Liberada na circulação sanguínea, ela percorre o organismo e ao deparar-se com o agente agressor para o qual ela foi especificamente feita, fixa-se nele e promove a liberação de histamina, que é a responsável pelos sintomas da alergia e também libera outros mediadores, como o da inflamação por exemplo.
[INCOMPLETO]
Introdução
Toda a gente espirra, tem o nariz a pingar e/ou lágrimas nos olhos de vez em quando. "Apenas uma pequena gripe" é muitas vezes a conclusão a que se chega. Mas a "gripe" passa por si mesma. E se não passar, ou se reaparecer continuamente? Nesse caso estamos a lidar com algo diferente. Pode ser uma alergia!
O que é exactamente uma