expressões das questões sociais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa no século XIX, devidas à industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada quando com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização como fenômeno social. Esse processo de industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por caracterizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu a implementação das políticas sociais. Hoje a “questão social” é expressão das desigualdades e lutas sociais em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidos de formas irregulares.
Este rápido trabalho aborda a “questão social” como sendo o pior problema de nossa sociedade, sendo que os direitos consagrados na lei de uma forma geral contrariam a realidade dos direitos humanos, cujos parâmetros principais de cidadania são a educação, a saúde, a acessibilidade, a autonomia, e qualidade de vida.
2 DESENVOLVIMENTO
Quais foram às expressões da questão social no surgimento do serviço social?
A “expressão questão social”, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção, segundo Netto (2001 p.42).
Questão social são produto e expressão da contradição entre capital e trabalho. O complexo da questão social é um desafio histórico estrutural, que resulta das contradições concretas entre capital e