Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social.
Serviço Social
RAFAELA RODRIGUES DE OLIVEIRA RAMOS
A QUESTÃO SOCIAL E O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Arcoverde
2013
A QUESTÃO SOCIAL E O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao curso Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Sociologia, fundamentos hitoricos, teóricos e metodológicos, ciência politica e filosofia.
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rozane Malvezzi.
Arcoverde
2013
Súmario
Introdução...................................................................... 3
Desenvolvimento........................................................... 4
Considerações Finais.................................................... 7
Referências..................................................................... 9
Introdução
Na idade antiga, quando o serviço social ainda não existia, pessoas pobres, doentes e necessitadas de qualquer tipo de auxílio eram de responsabilidade exclusiva de suas famílias, as autoridades não prestavam nenhum tipo de ajuda fosse ela em qualquer esfera educação, saúde, moradia entre outros. Nesse tempo cabia a igreja a função de auxiliar os pobres, sendo essa condição tida como um castigo dos deuses.
Com o surgimento da revolução industrial vinda da França no século XVIII, desenvolveu-se um crescimento caótico e veloz da população, que culminaram numa desastrosa exploração de trabalho onde crianças, idosos e mulheres eram submetidas a jornadas exaustivas e insalubres além de serem remunerados inferiormente em relação aos homens.
Na tentativa de preparar a população para o capitalismo industrial e desconsiderando os trabalhadores como escravos, mas dignos de um tratamento cristão, a Igreja Europeia no século XIX se posiciona a