modernizaçao da agricultura
Com a modernização da agricultura vários setores foram afetados, como o território, o econômico e o ambiental. O processo de modernização agrícola altera não apenas o processo produtivo, em decorrência das novas tecnologias, como também as formas de apropriação e uso do território. Mesmo gerando grande aumento na produção e sendo uma atividade de suma importância para a economia brasileira, o agronegócio deve ser lembrado também a partir dos impactos que geram prejuízos sociais e ambientais. Com constantes investimentos em novas tecnologias, o processo produtivo torna-se cada vez mais rápido e eficaz. Áreas antes inexploráveis hoje produzem diversos tipos de produtos. Os serviços que antes precisavam de muitos trabalhadores para ser realizados, com a modernização da agricultura passaram a ser realizados de maneira eficiente e com o auxilio de poucas máquinas.
Entre os anos de 2012 e 2013 os produtos que apresentaram quedas significativas nas exportações foram o etanol, farelo de soja, carne suína e óleo de soja. Já entre os que tiveram crescimento das vendas externas, destacaram-se: milho, soja em grão, carne bovina, suco de laranja, açúcar, madeira e frutas.
A China foi a principal parceira comercial do agronegócio brasileiro no ano de 2013. A Zona do Euro se configurou como segundo maior destino. Os Estados Unidos se