Trabalho de serviço o social As expressoes sociais na sociedade contemporanea
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho redigido abordará as questões sociais e suas várias formas de expressões na atualidade da sociedade contemporânea, dando ênfase ás consequências de sua evolução e transformações para a juventude moderna bem como para os poderes públicos.
Também será esboçado de forma simples e objetiva o histórico passado e presente pelo qual as expressões sociais vêm ganhando força, visibilidade e conquistas significativas na massa social.
2 desENVOVIMENTO
As questões sociais foram constituídas em torno das transformações econômicas, politicas e sociais ocorridas em na Europa no século XIX. Entretanto as transformações societárias que vem ocorrendo na economia capitalista desde 1970 tem alterado o tratamento teórico da questão. A verdade é que nos primórdios a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa ligada à natureza desajustada e/ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinha relações profissionais. A partir de 1980 as expressões sociais passaram a ser conceituadas como expressões de antagonismos e desigualdades da sociedade brasileira capitalista, portanto sendo vistas como questão politica ligadas ás condições de vida precária e desumana da população desvalida e expressão de movimentos persistentes em busca de cidadania.
Robert Castel sociólogo francês diz que as questões sociais sofreram transformações ao longo dos anos desde o seu inicio em 1930, mas sua essência perdura a mesma até os dias atuais, já Pierre Rosavallon historiador e cientista politico afirma que essas questões mudaram, e é necessária uma nova postura por parte da politica na busca por suas soluções. É bem verdade que os movimentos sociais bem como suas formas de se fazerem ser vistas, ouvidas e acatadas vem de uma só origem desde muitos anos: o capitalismo e