A historia da educação fisica
Educação Física consiste no conjunto de atividades físicas não competitivas e esportes com fins recreativos. Tal atividade e desporto diferenciam-se no seguinte aspecto: enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, o segundo refere-se às diversas modalidades olímpicas.
No Brasil, a educação física faz parte da grade curricular do ensino médio e fundamental. Essa é uma atividade física planejada e estruturada, com o objetivo de melhorar ou manter o condicionamento físico, ao passo que a atividade física é qualquer movimento do corpo produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético.
Todos conhecem a importância de fazer uma atividade física. Mas é interessante que essa seja trabalhada com as crianças por meio da educação física, associando-a a educação moral e intelectual. A aula de educação física pode, assim como as outras, ser repleta de conhecimentos que poderão proporcionar vários benefícios.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Chegada no Brasil em 1810, e até 1930 tivemos a FASE HIGIENISTA OU EUGENIA da Educação Física. Nesta fase, ocorreram estudos de medidas sócio-sanitárias, sociais e educacionais que influenciaram física e mentalmente o desenvolvimento das qualidades hereditárias dos indivíduos e, portanto, das gerações.
Existia uma visão da mulher frágil que deveria se tornar forte e sadia para gerar filhos, e logo houve a Liberação da Educação Física para mulheres com prole. (Só em 1979 o CND derrubou a deliberação de sua autoria que proibia a mulher de praticar determinados esportes). Em 1929, o Anteprojeto do ministério da guerra passava ao Conselho Superior de Educação Física (subordinado a ele) o papel de centralizar, coordenar e fiscalizar as atividades relativas à Educação Física e ao Desporto.
A partir de 1930 entramos na FASE DA MILITARIZAÇÃO, onde a Educação Física era vista como poderoso auxiliar no fortalecimento do Estado e possante meio para o