Recursos humanos
Introdução
Sabemos da evolução da Área de Recursos Humanos dentro das organizações, que cada dia toma mais corpo, e assume uma maior importância dentro das empresas.
O RH, sempre acompanhou as várias fases do crescimento e da evolução social e de Gestão das empresas. Hoje as Organizações esperam da área de RH, uma maior participação na Gestão da empresa, conhecendo melhor o negócio, para uma participação efetiva na busca dos resultados.
Desenvolvimento
Assim, podemos analisar os seguintes aspectos dessa evolução:
• Anteriormente podemos dizer que o RH estava focado nas funções exercidas, nas atividades de Recrutar, Selecionar, documentação pagamento, etc. O objetivo do RH era a otimização dos processos, com uma introversão e isolamento do resto da empresa.
• Hoje podemos dizer que a necessidade é o foco no negócio da empresa, com ênfase no futuro, otimizando resultados e não processos, com estruturas enxutas, realizando benchmarking, e com uma postura de Consultoria com visão estratégica.
As Empresas estão percebendo melhor o valor do Capital Humano em relação a outros bens tangíveis. As Empresas precisam de Talentos em função de seu negócio e de seus direcionamentos estratégicos.
Enfim a grande mudança de paradigma hoje é :
• As empresas evoluem em torno de pessoas talentosas e de suas necessidades.
A gestão de pessoas com foco em competências vem se instalando nas empresas de ponta como uma estratégia de identificação, obtenção, retenção e desenvolvimento de talentos.
As empresas buscam no profissional de RH a figura de um consultor que esteja focado no negócio da empresa e que tenha ampla visão estratégica.
Conclusão
Para atender a esta demanda, o Gestor de RH deve quebrar vários paradigmas, munir-se de novos conceitos, novas ferramentas, metodologias, softwares, etc., para fazer frente a essa nova ordem do dia das