Gestão de pessoas
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS RELAÇÕES HUMANAS DE TRABALHO .
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A tecnologia do século XX mudou a realidade social do globo, influenciando nas relações humanas do trabalho, mais particularmente, no setor industrial.
Os contrastes entre Revolução Industrial e as células artesanais podem perceber a perda de harmonia e auto-realização pessoal.
O artesanato durou quatro séculos: teve duas atividades reguladas de maneira notável pelos Guilds. Os Guilds eram uma espécie de sindicato geral do trabalho.
O Renascimento e a Revolução Industrial; fez com que houvesse uma quebra de harmonia no trabalho, mas se ganha economicamente.
O grande negocio exigiu a grande direção que por, Contingencias Sociais econômicas, afastou-se da execução do trabalho e no mundo industrial falava-se nitidamente duas linguagens: a da gerencia e a linguagem do executor do trabalho.
O SURGIMENTO DO ÓRGÃO DE RECURSOS HUMANOS
Foi no inicio do século XX que o RH, como setor definido da administração das empresas, teve seu aparecimento, com evolução acelerada na década de 20. A evolução da administração de RH teve um dos seus marcos mais significativo, nos experimentos de Hawthorne. Observou-se nessas pesquisas que as relações humanas, seus estados em expressões individuais e grupais afetavam significativamente a produtividade.
O que concluiu-se é que melhorem-se as relações humanas dentro de uma melhorando, assim melhorando a produção.
A Sociologia e Psicologia serviram não só como base as pesquisas de Hawthorne, como também a abertura para uma serie de novos estudos.
O órgão de RH, mais que qualquer outro da administração das empresas, contribui para reais revoluções da atividade gerencial, participando na elaboração e implantação da moderna administração por objetivos.
TRAJETÓRIA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Primeira etapa
• Funções Básicas
• Admissão